sábado, 16 de janeiro de 2010

Psicologia.



Eu ainda não sei o que vou fazer para omaha, eu gosto de jogar omaha, mas é o jogo do nuts, tão depressa perco como ganho. Mas já no outro mês fiquei down em omaha e mesmo assim continuo a bater na mesma tecla e a tentar arejar no NL jogando outro jogo, errado!

Normalmente isto acontece quando não posso começar uma sessão, então para tentar ganhar, e acabando por perder, meto-me em omaha a jogar single table. Errado!

Não digo dar cabeçadas na parede, mas uma coisa que tenho de entender é que ir para omaha para fazer banca é sinónimo de perde-la, a variância é brutal, temos straight e o vilão trio e ele vira a ter full-house, ou nós trio e ele vira a ter flush, até as mãos em omaha hi PF, par de ases? são vulneraveis, aliás muito! cartas suited? é a board dobrar e fomos.

Mas é irónico que esta mistura de incerteza do tanto podermos ganhar como perder, deve ser o que me chama a jogar omaha, mas concluo que não é definitivamente o meu tipo de jogo!

Voltando ao NL, estou down, tinha a banca com 130$ e fiquei com 80$ com muitas oscilações e depois fui para omaha, hoje de manha, a pensar como já disse que iria fazer uns trocos, e fiquei com 64$ de br.

Quanto mais perceber que não é grave e que se recupera continuando a jogar o meu jogo, mais rápido a minha mente vai pensar que é normal e que não estou a caminhar para o zero.

Ontem joguei cerca 10k mãos, nunca tinha jogado tanto, em nl10. Eu agora devia dar-me nas orelhas a mim próprio por estar a jogar nl10 sem gestão de banca mas ontem fiz mais de 250pontos e agora só me faltam 144 para ser silver!!

Levei muitos badbeats de river's sujos e coolers, mas não vou postar mãos, vou tentar focar este post mais no factor psicológico.

Não são só os badbeats e coolers que me tiltam (tilt? eu acho que são somente o que sentimos, vai muito mais da definição de perder com AA ou algo do genero, para mim é MUITO, muito, mais que isso!), existem outras razões - estar a jogar muitas mesas e a internet brekar e ficar a olhar para as mesas com cartas boas e o pc simplesmente brekar, lag da internet, isso deixa-me um bocado fulo.

Outra, é ser interrompido cá em casa, estar a meio duma sessão e pedirem-me algo, vou pior que estragado, porque fecho tudo derrepente e é como se tivesse que ir salvar o mundo, depois quando volto, abrir tudo de novo, esperar pelas bbs, estar a começar de novo e chamarem-me de novo, ou entrarem e verem-me a jogar e a dizerem para largar isto que sou um viciado que muitas familias perdem tudo bla bla bla, dá vontade de correr todos ao pontapé. E quando eu estou em casa raramente estou sozinho, o que agrava a situação.

Coisas simples, mas uma sessão não pode ser interrompida..

Para mim um jogador que ainda não tem muita confiança nisto, é lixado tarem sempre a mandar bocas de que jogo é jogo(e ainda nem sabem que jogo a dinheiro) e que vou perder tudo, quando nem eu próprio sei que vou perder ou ganhar. Para mim a psicologia no poker é bastante importante, e o que tento sempre controlar são as perdas, sinto que com os meses todos down o ano passado aprendi imenso, agora o meu jogo é diferente, tanto que ontem era do género a minha banca 130$->120$->95$->120$->125$->100$->80$->90$->80$, é a variança que tento entender, claro que a culpa tambem é minha em ter TT numa board de 8 mais alto e ir all-in com outro gajo que tem JJ, sabendo que é tight já devia ter foldado, mas ainda tenho muitas leaks. Depois de badbeats o nosso cerebro, pelo menos o meu, acha que TT é suficiente, ou em vez de foldar QQ para um all-in PF, não foldo e acho que é suficiente e não é.Sou humano, todos somos.

Fica aqui todo o meu mês de janeiro só para quem quiser ver o gráfico..



Vou continuar a escrever, o que o poker já fez por mim ainda nenhum outro o jogo o fez, é o jogo mais psicológico que conheço, que de facto mexe mesmo com os sentimentos duma pessoa. Já dizia o outro que os verdadeiros sentimentos de um homem vem ao de cima na mesa de poker.

Senti a mistura entre o precisar de ganhar, o querer ganhar, e existir momentos em que basta o desvio na nossa forma vencedora de ganhar e o querer apressar as coisas, que ainda se perde mais. Eu diria que o poker é como uma bola de neve, e sair dela é um mérito, é uma injecção de confiança brutal a nivel psicológico!

É como se fosse aquelas balanças calibradas tão bem que até o vento faz alterar os valores, balanças de precisão, não é fácil separar o que sentimos na nossa vida do poker, porque a pessoa que está a jogar é a mesma que está a viver, se estamos chateados ou irritados com alguma coisa, vai-se reflectir nos nosso resultados. Esta necessidade de estar tudo bem com a nossa mente, ou mesmo do estar mal e saber distinguir e conseguir jogar o A-game(não sei se alguma vez na vida irei conseguir isto.., não sei se alguem o consegue).

Isto faz com que o poker vá muito mais além de cartas. Não dá para descrever os sentimentos que isto envolve. Temos de receber o que ganhamos porque assim o é, basta o QUERER ganhar, para estragar tudo.

Por exemplo depois comecei a tiltar com tanta badbeat, então em vez de entrar com 3$ na mesa, tava a entrar com 10$ para o caso de ter AA ou algo do género ganhar mais, ERRADO!

Depois às vezes parece que 24/18 mesas não atrapalham quando estamos a jogar e a ganhar, mas perder com AK vs AQ e AA vs JJ precisamente ao mesmo tempo, afecta bastante!

O post já vai longo, obrigado a quem passa por aqui e o lê, acho que falei de tudo o que queria falar. Melhores resultados virão, espero no próximo post já dizer que sou silver!

3 comentários:

  1. Boa reflexão. Vais conseguir dar a volta por cima e voltar a crushar os micro limites, mas para isso como já te disse tens que gerir melhor a banca e não subir para nl10 só para cumprir o objectivo de seres silver no próximo mês e a próxima coisa que tens que aprender não em termos de 3bets ou floats ou qualquer cena do poker, o que deves aprender é o saber parar por x tempo quando as coisas não estão a correr bem para não haver muitos dias como esse.

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida um bom post, e sobretudo uma boa forma reflexão.. Eu tambem sou jogador de micros, tal como tu, e após ler este post acho que parte do teu potencial ao nivel de skill no poker está a ser atenuado pelo impacto que a parte psicológica do jogo tem sobre ti..
    Basicamente, acho que tens de relaxar e levar isto com mais calma, para já é so um jogo, e assumo que tenha muito ou nenhuma nos teus rendimentos pessoais ou subsistência, por isso não há necessidade de te irritares tanto.. Pois tal como tu dizes neste post, e com toda a razão, a irritação no Poker é -EV..
    As downswings são inevitáveis para qualquer jogador, desde o mais casual jogador de micros até ao Phil Ivey.. É algo que estará sempre presente na tua carreira e evolução como jogador de Poker, e é portanto essencial saber lidar com elas.. Se hoje isso implica parares de jogar durante 2 dias então é isso que deves fazer, visto que tal como tudo no Poker, a capacidade psicológica e a habilidade de não tiltar é uma habilidade que pode ser treinada e melhorada com o tempo..

    Cumps e Boa Sorte

    Migsssss

    ResponderEliminar
  3. concordo com ambos os comentarios, quando conseguires controlar bem o tilt o teu rendimento nas mesas irá melhorar a olhos vistos.. concordo tambem com o Rui quando diz com a tua banca não deverias jogar nl10..

    Ver se recuperas o que perdes te ;)

    ResponderEliminar

Algumas pessoas naõ estão a conseguir comentar... a analisar! Obrigado pela atenção