sábado, 27 de novembro de 2010

Técnica Básica do ser Humano: pausar.



O post que está depois da linha, escrevi já à uma ou duas semanas.. venho agora postar o resultado depois de dias a aplicar aquela técnica. Aconselho a lerem primeiro o post entre as linhas e só depois apartir daqui

Algumas vantagens:
  1. Disciplina: O teu jogo torna-se mais ''responsável'', sabes que aquele tempo exacto, 2h, são para jogar poker. Isto é.. quase tipo o trabalho, que sabes que vais sair a uma hora. A diferença é que jogar sem limite de tempo fica-se naquela '' vou parar mais 5 min.. ou então não.. '' e principalmente como referi lá em baixo, passam 4 horas e não me apercebo que passou tanto!
  2. Perspectiva de reflexão diferente: No intervalo entre sessões podes pensar se vais mesmo jogar mais 2 horas ou se parar por ali, reflectir sobre o resultado e das mãos, digerir a informação, apanhar ar fresco. Coisa que por muito que se saiba que é o poker levar com variância, sabe-se, mas não se entende isso com ''olhos de ver''. às vezes esquecemos nos da razão que jogamos poker, aliás, quando se leva muitas badbeats e se 'desiste' e se dispara DINHEIRO para a rua.. e já não se tem prazer mas mesmo assim continua-se...
  3. Corpo humano: Esticas as pernas e a pressão acumulada de não esticar o corpo que se reflecte em desconforto que se reflecte em más decisões, bebes um copo de água descansado... cortas por momentos a ligação constante às mesas, os olhos focam outros pontos o que se torna muito importante. Eu já esticava as pernas durante a sessão e tinha aqui água mas acreditem, é diferente..
  4. Este sistema funciona melhor para mim do que os stop-loss, se perder 2bis em 5 minutos, não consigo parar de jogar porque sei que é variância.. não resultou, este tem resultado..
Não esquecer que o ser humano por muito bom que seja em qualquer tarefa, não é uma máquina, e em qualquer actividade sem se parar, não se consegue a permormance máxima!

Aqui fica o post:
______________________________________________

Eu ontem entrei em all-in com mais de 100bbs com AA contra QQ. Bateu o Q no river.. até aí "tudo bem", mas poucas mãos depois, o gajo tribeta-me e shova-me o meu dinheiro mais o dele e eu dei instant call com JJ. Pensando: vai bater o J!! ele mostrou KK e não bateu nada.. Um bi desperdiçado. E depois tenho AA, e um da-me call com A5 OP e no turn raisa-me quando faz o straight e adivinhem, não foldei.

E fui zangado comigo, porque já sei estas coisas, porque as repito.. então que me lembrei de que secalhar seria de estar a quente com mais de três/quatro horas seguidas em cima. Então instalei um timmer no meu pc, tem contagem decrescente para 2 horas. Depois disso vou descansar 15 a 20 minutos totalmente distante do computador e da televisão, se for preciso por a cabeça de fora e apanhar ar fresco também.

Parece assim ao escrever que é tilt e que preciso de apanhar ar, mas não, o cansaco de tar mais de 4 horas a grindar faz-me tomas más decisões, e não ter tempo para sarar a badbeat do AA vs QQ, coisa que longe do pc se resolveria em 2 minutos. Aquele call de JJ foi mesmo por raiva ou wtf, e sabem que isso no poker não resulta.

Outra coisa importante, é que quando eu jogo 3, 4 horas, quase que nem me apercebo..só quando vou ao tracker e vejo o total de horas da sessão é que me assusto, percebem o porque de instalar o timmer? é que sozinho não tenho essa noção.

Outro problema é que ainda não estou habituado a que seja normal perder 50$... não jogo scarymoney de todo, tenho br suficiente para jogar nl10 e nisso cumpro uma gestão porreira (pelo menos já aprendi isso, mas ainda não safa de pensar que não se deve estragar 10$ com JJ)

Pronto lá estou eu a escrever que errei, mas é na tentativa-erro que se aprende. Mas como não quero criar grandes expectativas, vou guardar este post nos rascunhos (hoje é dia 22-11-2010) e posta-lo quando tiver testado como resulta fazer os intervalos. Eu sou muito pessoa de pensar nas coisas, saber que é o melhor, e depois na hora não aplicar.. e para não pensarem ''este gajo está para aqui a fazer que faz, e depois não faz nada'' vou primeiro tentar fazer e depois partilhar.

Concluindo, é importante em tudo na vida o periodo de pausa.. nas conversas por vezes acontece o mesmo, precisamos de nos afastar e respirar fundo. às vezes dizemos coisas que quando nos afastamos pensamos: porque é que eu disse aquilo? porque?? granda estupidez... com o JJ tive a mesma reaccção, eu sei perfeitamente que é menos EV, e mesmo assim fiz, o porque acho que foi um bocado de '' ag vou te dar badbeat como deste a mim '' mas para não existir isso foi porque estava a quente.

Tenho me apecebido no poker que as coisas mais simples e ''disparatadas'' aos olhos do ''comum'' são as que resultam melhor. Lembrem-se que as coisas mais simples são as primeiras a serem esquecidas porque a mente humana reconhece-as como tal, são simples.. o conteuodo do meu texto, nele mesmo é simples. Ao le-lo penso: mas claro, isso é óbvio, e de facto é, mas quando a nossa mente está mais quente, já não é assim tão obvio.

Acima de tudo, ainda não tilto ao ponto de shovar anytwo e de bluffar inventar e tal, são erros básicos que custam guito, mas não custam fortunas, ou seja são reparaveis. Perdi 50$, eram evitáveis só 20$. O ev diz -24$ e o profit diz -51$.

No torneiro latino que no outro dia estava a ver, os jogadores profissionais realçaram um conselho importante que é tão importante como estudar o jogo:

  • nunca peçam empréstimos para jogar poker, joguem sempre com o vosso dinheiro
Ah não tenho.. Quem não tem não joga, quem não tem não compra.

Sou totalmente contra os empréstimos seja de amigos/bancos/etc.. a não ser empréstimos para cenas urgentes - operação de saude qualquer.. mas para jogar poker? não se metam nisso.

Eu comecei com o meu dinheiro, e hoje em dia juntar 10€ não é fortuna nenhuma...

É um pouco global este conselho mas apeteceu-me reforça-lo.

cumprimentos e desculpem o post longo!

____________________________________________________________

3 comentários:

Algumas pessoas naõ estão a conseguir comentar... a analisar! Obrigado pela atenção