segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Porque erramos repetitivamente?

Já algum tempo que tento pesquisar alguns estudos cientificos sobre o nosso cérebro relativamente à razão de errarmos tanto repetitivamente, mas infelizmente torna-se dificil, a internet tem muito lixo (não querendo magoar ninguém) mas qualquer coisa que se leia, vem à baila deus, deus, deus, deus, como razão de tudo, destino como razão de tudo, "se erramos tanto existe uma razão para isso, deus nos transmite um sinal" e por aí fora, e eu como não católico, não me resolve as dúvidas.

Estava eu a pensar que todos erramos, e que muitas vezes falta-nos uma coisa que possivelmente será essa mesma coisa que poderia atenuar; não diria que é '' noção '' , mas tende mais a ser tempo e treino! deviamos estar munidos de um relógio que pausasse a vida durante 30 segundos, certamente a decisão já seria diferente. É um assunto complicado de explicar, porque todos temos noção disso, mas a decisão vai muito mais para além desse factor, e é por isso que voltamos a errar.

É como se a decisão fosse duas forças que no momento combatem uma contra a outra, e ambas satisfazem necessidades, e ambas tem as suas consequências, se não tomamos uma decisão porque depois sabemos que temos de beber muita água (um exemplo), se pensarmos que quando tomamos essa decisão estamos dispostos a beber essa água, ou a dita frase " que se lixe ", acabamos por nos decidir.

Estava a pensar com os meus botões, as pessoas dizem que não vão comer muito ao jantar, que vão diminuir a comida, que vão emagrecer, consiscentemente discutem e ajustam os pratos da balança de um metodo correcto, somos perfeitos a falar, não o somos é a agir. Então quando agimos mal, sentimos-nos mais fracos e diferente de quem estava a falar anteriormente. Continuando com a comida, no momento, continua-se a comer muito, continua-se a arrepender, e isto continuamente durante anos e anos. Na comida é a gordura, no poker é a perda de dinheiro constante, nos relacionamentos a instablidade, e por aí fora...

A sessão de ontem correu-me 3 bis abaixo do profit, quando estava 2 bis já positivos. Flushs K menor, Flush A vs straight flush, e por aí fora... fez-me perder um pot de 135 bbs onde sabia que tinha de foldar no turn, e depois foi shovar overpair flop. Já sabia que estava a jogar mal, já sabia que ia ver pior, mas porque joguei mal, sabendo que estava a trás? exactamente pelo mesmo motivo que as pessoas dizem que vão reduzir a comida e no momento não o fazem!

O que está em causa é como disse é a discrepância entre o que dizemos fazer e o que realmente fazemos, a frio, todos temos um pensamento quase perfeito das coisas, mas é o desiquilibrio nas outras variáveis no momento da decisão que transformam tudo.

Eu chamo desiquilibrio porque considero que seja isso mesmo, penso que para a compreensão do porque das decisões, se tem de avançar muito mais do que o acto superficial. Acho que as pessoas não conseguem controlar o que comem porque mesmo tendo noção do que estão a fazer, é uma coisa que no momento momento lhes faz bem. Acho que me correu mal a sessão porque mesmo sabendo que tinha de foldar, mesmo sabendo que só tenho 2 outs para ganhar, no fundo do fundo, ainda posso ganhar, ele pode estar a bluffar, no dia posso estar farto de raisarem, no dia pode me estar a doer a cabeça, no dia posso estar sem paciência, tudo caracteristicas, que a FRIO, e num OUTRO DIA, não existem! senão existem, como saber o que vamos saber? Eu neste momento, não tenho fome, sei que é errado comer demais à noite, sei que é errado shovar KK depois de raise no flop. Mas se o dia me estiver a correr mal, não comer à horas, devorar a comida toda, shover KK porque se lixe e porque ele pode ter QQ? e eu faço-o, tenho noção que está errado, tenho noção que volto a repetir o mesmo erro, mas erro na mesma. Hoje podemos ter força, amanha não.

E anda-se neste ciclo -> reconhecer erro -> erro -> reconhecer erro -> erro -> reconhecer erro.
O importante é pensar: como errar menos vezes no mesmo periodo de tempo? porque eu erro de novo, mas tenho noção que erro menos vezes que antigamente, e para isso é preciso treinar muito o pensamento! Quebrar o ciclo, pode demorar um ano, dois, três, um dia!

Percebem onde quero chegar? Acho que o processo de ''mudança'' é lento e implica muita força de vontade, seja no poker seja noutra parte da vida qualquer, só quando percebemos que o retorno numas consequências melhores é melhor que o ''benificio'' no momento, e não basta ter consciência disso, é preciso treinar, falar conoscos mesmos que está ''errado'', é muito importante fazer esse exercicio para se conseguir mudar, é preciso fazer isso até ser um hábito de rotina, e não uma coisa momementanea.

“Não sei quantas almas tenho
Cada momento mudei,
Continuamente me estranho
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma
Quem tem alma não tem calma(...)” Fernando pessoa

Cumprimentos e repensem o porquê das vossas accções e erros e com o tempo tendem muda-los para melhor seja poker seja offpoker!

1 comentário:

  1. basta haver disciplina e sermos rigorosos...

    Este ''basta'' nao será bem basta porque será difícil mas é isso mesmo...

    Se formos disciplinados e saber-mos que nao devemos comer muito a noite ( ou o shovar KK) temos de ter a rigorosidade e disciplina de aceitar o que está, em principio, correcto. E digo em principio porque todas as regras hã as excepções.

    E quando falo em excepções podemos falar de se comermos um ou outro dia a noite nao ira fazer mal ou se fizermos a leitura correcta do raise do adversário poderemos shovar any two que ele folda.

    ResponderEliminar

Algumas pessoas naõ estão a conseguir comentar... a analisar! Obrigado pela atenção