quinta-feira, 25 de março de 2010

Psicologia III.

O meu post anterior, foi de facto grandinho, não vou voltar a dizer que joguei umas mãos em nl25, por curiosidade.. e que quando me apanhei com 230$ de br, fui para nl10 também jogar... e que as coisas correram mal, e que tenho perdido bastante, muitas vezes por jogar e cbetar num flop falhado, outras em all-ins com a melhor mão (QQ vs A7, sair A no turn e 7 no river..), AK vs AJ, sair JJ.. e outras, que enfim, fazem parte do que é o poker, nem sempre podemos ganhar!

Secalhar a variância bateu mais forte em nl10 que em nl5. Para cortar um bocado tempos mortos e o texto não se alongar muito, desde a última sexta que perdi cerca de 100$, atirando-me do mês up que tinha com cerca de 120$, para os 20$. Também fiz o cashout de 90$, sabe bem sentir que faço cashouts para não por mais lenha na fogueira para arder.

Hoje, com cerca de 70$ de br, onde mesmo hoje já cheguei a ter 59$ (joguei omaha onde também perdi).. sinto que já neste momento encontra-se misturado o sentimento de frustação com o sentimento de esperança, explicando de outra maneira, nos dias que perdia só pensava no porque de ter perdido, e hoje numa espécie de reflexão, tentei pensar em coisas positivas.

Perguntei-me a mim mesmo, o que o poker já me trouxe de bom e de mau, perguntei-me em tom de tristeza " perdeste tanto tempo a fazer 120$ este mês, era o teu melhor mês, e agora, estás com 20$, perdeste o tempo para que? para nada?? "

O que sinto é quando perco um pot do qual joguei bem e que por força da mão parecia que iamos ganhar, e o perdemos, parece que é algo que mereciamos mas não nos aconteceu.. e quando erro e perco, parece que é o fim do mundo, ou algo do género.

Mas depois, perguntei-me, o que o poker já me trouxe? primeiro que tudo, como já expliquei nos outros posts entitulados de psicologia, trouxe-me evolução, apesar de me sentir confuso, com um jogo pouco sólido, espero que seja só uma fase (de quanto tempo?).. mas a verdade é que tenho feito um esforço! e esse esforço, trouxe-me um baralho de cartas, um boneco encomendado pelos FPP, trouxe-me dinheiro pelo rake e pelo profit, comprei um mp4, tive gota no carro, comprei programas, compensou todo o dinheiro que investi em 2009, coisas que em dezembro, apenas à três meses atrás, nunca teria pensado ser possivel.. mas mais que isso, muito mais, trouxe-me um passatempo, trouxe-me o sentir que o poker nos ensina tanto a nivel mental.

Para mim o poker mete-nos entre a espada e a parede, e temos de saber e aprender, acima de tudo, aprender a lidar com esse facto, e eu tenho esperança que com o tempo e com um número repetido de vezes, vá melhorar em vez de piorar, aceite melhor isso.

Comparo bastante o poker à vida, porque se perdemos 100$ numa semana como eu, temos de saber lidar com isso, é neste ponto, que se descobre força onde não existe, onde se vai ao mais profundo das coisas, onde se toca no fundo do poço e após uns dias de lá estarmos, começa de novo a nascer a esperança em triunjar.

E se eu tivesse desistido a primeira vez que encontrei esses obstáculo, certamente não estava aqui, certamente não tinha criado este blog, a esta altura olhava para o poker como algo que me tirou o dinheiro investido e que nunca o recuperaria.

Secalhar é da minha personalidade, mas para mim o poker envolve sentimentos e é isso que afecta directamente as nossas decisões, logo, porque não posso eu comparar os sentimentos inerentes ao poker com os sentimentos que sentimos na vida? de raiva, odío, ego? etc? o poker é como uma injecção continua de odio, de situações que somos humanos e nos expressamos, mas ensina-nos, a perder o odio, a controlar a raiva.. porque senão, perdemos dinheiro, e entra-mos num processo ciclico de tilt, do qual é preciso força e coragem para sair dele!

Custa, como também nos custaria caso fossemos expostos a situações que nos criasse odio em situações sociais, mas é esse custar, que bem trabalhado e modificado, nos torna em pessoas melhores, é neste ponto onde acho que o poker, ou ISTO... se compara à vida de cada um de nós.

Hoje vi o profile dum gajo que em 60k mãos, perdeu 7.000$. E pensei, serei um deles? mas depois vi que ele já jogou todos os limites, ele estava a jogar na minha mesa e cometeu montes de erros que acho básicos, e pensei, que não posso deixar me afectar quando vejo gajos destes, não acho a pensar positivo...

Entender a variância, controlar todos estes sentimentos que falei, é um processo que a meu ver, demora, que depende de pessoa para pessoa, mas que é o aspecto mais importante a ser trabalhado deste o limite mais baixo, para que possamos proteger a nossa banca, o nosso dinheiro, a nós mesmos, ao que é o jogo, a entender tudo isto, a solidificar o nosso jogo, e por consequência, proteger quem nos rodeia.

Continuando, hoje finalizei a banca com 70$. Em breve (faltam 20VPP) terei outros bónus de 10$, ficando com mais esse valor. Mas essencialmente hoje descobri uma coisa que me deixou bastante contente, fui ver quanto perdi no limite sem ser nl5!

Fica aqui o gráfico de NL25, PL25, NL10, FR e SH:



Ou seja, perdi porque quis, perdi porque não geri bem a banca, perdi porque quando estava tão sick com o poker decidi ter a curiosidade de ver como jogava noutros limites, perdi porque me correu mal em nl10..

Porque vejam, quando fiz em nl5:



Ou seja, não tou nada down em nl5, passei dos 120$ de up no mês para 20$ mas não perdi esse guito em nl5, foi noutros! ou seja, isso alegrou-me, não era normal ficar assim tão down em nl5, mas por acaso pensava que também era em n5, mas afinal não, fiquei surpreso e até contente..pois descobri a resposta para a minha pergunta do ''perdeste tanto tempo a fazer 120$ para agora perderes quase tudo, para que?"

Como sabem, é propocional, eu fiz 120$ em nl5, mas se pegar nesses 120$ pra jogar nl10, e perder, foi se tivesse de aplicar o dobro do esforço para perder, pois o profit em nl10$ seria de 240$ por exemplo, e a perda de 100$ em 240$ de profit é diferente de perder 100$ em 120$. O que eu quero explicar, é que se fizer profit de 120$ em nl5, e for para nl2 com isso, tenho muita margem, posso perder.. já se subir, não, daí ser normal o esforço que tive a ganhar não compensar a perda, não sei se entendem a ideia, mas se continuasse a jogar em nl5 a perda seria maior logicamente e propocional aos ganhos.

É como se tivesse a ganhar 120$ em 50mil mãos, e dps ir pa nl100 com 1bis, e perder tudo num AA vs KK.

Isto de saber que em nl5 estou up, juntamente com a esperança que volto a ter, alegrou um pouco o meu dia e isto. Volto a postar no fim do mês para postar os resultados.

Muito obrigado a quem lê! Cumprimentos.

2 comentários:

  1. Força nisso Alex.

    Também gostava de deixar uma mensagem.

    No Poker como na vida ninguem chega a lado nenhum sozinho. Duas cabeças pensam melhor que uma, assim como 4 pensam melhor que 2.

    ResponderEliminar
  2. Hey,

    como é que tem estado a correr as coisas?

    I am back in the black!!!

    Cortezia de um 2ºlimp/3bet-allin com AR

    ResponderEliminar

Algumas pessoas naõ estão a conseguir comentar... a analisar! Obrigado pela atenção