quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A minha história no poker




Quando coloquei dinheiro na stars, rapidamente larguei o playmoney e foquei-me no dinheiro real. Encontrei um estilo de jogo totalmente diferente, os jogadores não faziam tantos all-in's. Comparando com os dias de hoje, nem consigo entrar em playmoney pois em nenhum limite se joga poker!

Posteriormente perdi alguns dos depósitos que fiz, porque nem as regras fazia, não sabia termos, fazia limp em todas as mãos, sabiam só mesmo o básico do básico que tinha aprendido no jogo live. Perder o dinheiro deu para ir começando a estudar e a exclarecer-me sobre termos que desconhecia.

Lembro-me que depois de abril, comecei a subir, cheguei até a ter 55$! construi esta banca a jogar os DoN de 1$, porque a certa altura apercebi-me que cada torneio deste tipo, eram 1FPP, e eu estava a tentar desbloquear o bonús inicial de 14$ e qualquer coisa e consegui, portanto a banca de 55$ continha já este valor.

A minha tendência para jogar este tipo de torneios tem uma razão: tinha sucesso nos de 90 players de 0.25$, só que se ganhava sempre pouco de prize, e depois a certa altura já não ganhava nada pois não chegava ao prize.

Depois o meu erro foi ter começado a jogar DoN de 5$, os que ganhava era porreiro, dobrava os 5$, mas depois comecei a perder, e para recuperar à pressa, tentava jogar HU's de 2$, ou limites de ring superiores a NL2. Foi o meu maior erro, é uma grande bola de neve tentar recuperar a quente o perdido!

No entanto a minha banca ia sempre oscilando, ou tinha 40$ ou 50$, ou depois 35$.. até ao dia que não consegui oscilar mais. Eu acho que durante o meu tilt - todo o tempo anterior ao verão + o verão e após o verão, joguei de tudo: omaha, HU's, cash max 6, FR nl limites acima de NL2, SnGs de + de 1$ com 9 players, mtts de 4$.. digamos que experimentei mesmo de tudo.

Perto de Setembro, Outubro e Novembro, já batia quase com a cabeça nas paredes, porque nunca mais tinha aqueles 55$ de banca, tinha sempre 10$.. 15$... e depois passei a oscilar entre 2$, 5$. Eu cheguei a jogar FL, porque tive várias vezes menos de 1$, e em FL entra-se com 0.20$, e em NL com 1$, portanto ia para FL até ganhar 1$... isto repetiu-se várias vezes, até que houve o dia que perdi e não tive mais dinheiro para jogar.

Como estava a dizer, até isto acontecer, quase que batia com a cabeça na parede, não entendia o que se passava de errado para eu não ganhar nada! porque eu estudava bastante o poker, (comprei livros, lia artigos na net..) basicamente interessava-me, mas o facto de não ganhar nada, fazia-me perder completamente o interesse.

Não tendo dinheiro para jogar, pouco ou nada podia fazer senão depositar de novo... aproveitei o facto de estar a activar o moneybookers (não tinha dinheiro mas mesmo assim queria activa-lo para ver como funcionava os cashouts) e coloquei dinheiro, mas desta vez na FullTilt, pensei que precisaria de arejar os ares e mudar de sala...joguei lá uma semaa ou nem isso.

Coloquei dinheiro na stars para activar o moneybookers com o meu username, joguei um bocado de nl2 e depois penso que fiz um pequeno cashout para experimentar como funcionava. Perdi de novo o valor que tinha no BR da stars, oscilando como descrevi anterior-me!

Mas ainda tinha dinheiro na FullTilt, e pedi a um amigo para me fazer uma troca: eu transferia-lhe 5$ para a conta na FTP, e ele para a minha na stars, e assim foi, e perdi esse valor de novo.. desta vez, mais badbeats!

No inicio de dezembro, pedi de novo que me colocassem 5$ em troca pela stars, e foi com estes 5$ que construi a banca que tenho hoje passado 17 dias.

Não consigo explicar bem por texto como esta mudança aconteceu - quem ler o texto parece que de um dia para o outro fiquei bom e sem tilt - não! li muitos artigos, li livros, racicionei para mim mesmo, dei uns dias ao poker, apanhei ar fresco, passaram-se semanas e semanas, foi praticamente mais de metade do ano em tilt e down...

O primeiro leak grave que "descobri", foi jogar muitas maos - como estava em tilt um Rei qualquer com um 10, suited, seja em que posição fosse, ja era uma grande mão!, e assim perdia muitas mãos! depois o outro erro foi não analisar as minhas mãos nem pensar nelas, apenas ficava lixado e a quente perdia tudo! hoje sei que é importante perceber que levamos, mas tambem damos badbeats, umas vezes teremos um par de ases, e noutra de réis. Um erro obvio que me fazia perder sempre, era perder e ir para as mesas tentar recuperar à força... o resultado é perder ainda mais, é como disse, uma bola de neve!









Ainda não estou em mim, em cerca de 17 dias, consegui recuperar de mais de meio ano de tilt, hoje atingi os três digitos no bankroll. Isto motiva-me a estudar, a melhorar o meu jogo, a querer saber e discutir mais, porque tenho noção que ainda sou um novato autêntico!

Foi importante estar down (não quer dizer que não voltarei a estar - espero que não - pelo menos tantos meses) porque me fez entender algumas coisas, fez-me perceber que o poker é mesmo um mind game, que se não estivermos psicologicamente bem, reflecte-se no jogo!

Aprendi que é dificil ganhar dinheiro, que o poker é um jogo bastante mais complexo do que pensava, que demora muito tempo a aprender - uma vida - e que precisa de ser estudado para se ter sucesso. Defini agora um estilo, jogar só cash e eventualmente se tiver tempo um ou dois torneios por mês...

No próximo post vou postar os objectivos que defini para janeiro e as minhas regras em relação à gestão do bankroll.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Algumas pessoas naõ estão a conseguir comentar... a analisar! Obrigado pela atenção