sexta-feira, 26 de agosto de 2011

As fases..

Eu acho que tudo tem as suas fases. A minha primeira fase, no poker, foi o de estar apaixonado, como é que eu depositei tão pouco dinheiro, meti no meio de uma mesa, e duplicou? Que bom! que fantasia! vou ficar rico! easy game, easy money! 2€ transformados em 4€, em 5€, wow!

A segunda fase, foi o de achar tudo bonito, %, naipes, € real, quero jogar, quero jogar, não me chateiem!
A terceira fase, foi o cashout, é mesmo real! vamos jogar mais!
Depois, vem o sofrimento. É como nas relações, vem a primeira coisa que nos faz sofrer, e pensamos, que chatisse. A cena, é que, no poker não se resolve com uma conversa, não existem sentimentos sequer no poker.
É uma realidade neutra, os sentimentos proveem dos pensamentos e sentimentos que cada um retira do que está a ver e a sentir.

começou a não ser assim tão porreiro, mas continuava a ser. E o primeiro cashout que deu para comprar o mp3? e o sonho do segundo para comprar algo melhor? E a minha máquina fotográfica? que bom!
Mas, as noites perdidas de sono? o não compreender? a azia, a revolta? as dores de costas? O não acreditar numa coisa? começou a magoar, já não era tão fixe transformar 2€ em 4€, agora era pensar que perdi 20€.

Fui aos meus printscreens e arquivos anteriores, e vi dias em que estava triste por ter ficado menos 5$. Hoje, riu-me. Não sou o tuga com mais lucro, mas (devo) ser o tuga com mais maõs jogadas, afinal, quem faz 2 milhões de mãos?

Entra-se num circulo vicioso. É aí que se tem que parar. Estou a escrever isto, para ir a uma questão essencial, que quando estamos nas mesas, demasiado concentrados no pote que se perdeu, não pensamos.
O que é o poker? e verdade, é que 99% vs 1%, significa que o 1% pode bater, a verdade é essa. Quanto mais rápido se entender isso, melhor é.
Reparem um exemplo (que não tem 99%, mas os 99% eram só para descrever o post) -> http://weaktight.com/3858406

Quanto de nós, fica tão obssecado com aquela mão que perdemos? nem importa o dinheiro, parece que ficamos com raiva de porra, tinhamos 99%!!!! temos é lixar o gajo! fdp!!! Parem.

Fica-se tão preso a essa ideia, que estamos a desperdiçar a oportunidade de ganhar outros pots, que nos podem compensar aquela perda.

Eu falo com experiência, quantas vezes já persegui aquele gajo, quantas vezes já fiquei tão preso á ideia que tenho que o lixar, que mudo o meu jogo, que só penso naquela mão!

O poker, é um jogo, como tal, o principio básico é entende-lo, só assim é possivel ir para a cama e não termos insónias.

Eu proprio já chorei muitas badbeats aqui, mas, isso não justifica nada, isso não são desculpas, é mais uma '' olha, vês, que azar que tenho, vê, tenho razão não tenho? " já todo o mundo se encontra farto de ver mãos de AA vs QQ e bater o Q, AA vs 65s e bater. Já chateia.

Temos que inverter isso, compreender, ser optimistas, jogar melhor, são eles que nos fazem lucrar, mas não pode ser naquela sessão, onde estamos cheios de raiva, um dia ele voltará e será nosso.

Tentar ter certezas justificando com mil e uma razões, uma coisa que em si não é tão certa, deixa-nos esgotados.

É aqui que temos de parar. Pensar.

Opção a) vamos acabar com a nossa vida, com a dos outros, ao descarregar neles a raiva que temos nas mesas, vão pensar que somos ums palhaços. '' não sou nada, olha o ev line, vê, foda-se! '' em que pensem '' o jogo está a destruir-te'' -> eu estou a levar as coisas a extremos, para frisar melhor.

Opção b) Compreender, simplesmente afastar desses maus pensamentos, continuar, ser ''frio'', distinguir bem, os outros não tem nada a ver com isso.

Talvez muito de nós, nunca pensamos no quanto temos (ou nunca experimentamos) a ganhar, se relaxarmos.

Para dizer, que após muitas fases, a minha é quase de compreender todos os lados, de relaxar, já passei por muito, já fiquei muitas noites preocupado (não, nunca parti o monitor, nem nada do género, mas já descarreguei em palavras com quem não merecia). Sinto-me mais maduro em relação a isto.

É que ir para as mesas, com maus sentimentos, não ajuda nada. Sonhem com o próximo cashouts, sejam racionais (tipo este mês perdi X mas sei que tenho Y em bónus e posso esticar a corda até Z).

Espero que isto ajude alguém.

6 comentários:

  1. Muito bom post, concordo plenamente contigo! Deve de ser o melhor aspecto no meu jogo é justamente saber que o Poker não é uma ciência exata e que nenhuma mão é imbativel, restando só analisar se a joguei da melhor maneira.Quando a frequência de mãos perdidas é muito constante a minha opção normal é simplesmente parar.Se todos sabemos que a variancia existe e tá lá para nos tramar a vida, porque é que lhe damos esse prazer estando ela á vista?

    PS:Desculpa o tamanho do comentario

    Good Luck nas mesas

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Dá-mos esse prazer porque somos humanos, compreender e racionalizar não demora muito, mas transformar isso em sentir e agir bem, é mais complicado.
    É como sabermos na vida que está mal pensarmos assim, e continuamos a pensar. Massacre?
    há dias que nos conseguimos afastar disso e pensar de forma mais saudável, e voilá, parece tudo mais simples.

    Não peças desculpas, isto não tem limite de caracters, portanto é para os usar.

    Cumps!

    ResponderEliminar
  3. Continua a escrever que os teus posts são interessantes e fazem falta. :)

    ResponderEliminar
  4. Excelente post. Neste mês revi-me nas tuas palavras. E sinto-me muito melhor, perco com a mão melhor e começo-me a rir e siga para a próxima. Na próxima sessão vai correr melhor..e corre! :)

    jogas nl10 só? 6max?

    ResponderEliminar
  5. Jota obrigado. O meu jogo principal é fullring,mas de momento na stars.fr só jogo 6 max. cumps

    ResponderEliminar

Algumas pessoas naõ estão a conseguir comentar... a analisar! Obrigado pela atenção